Para que um determinado software educativo contribua para a melhoria do ensino-aprendizagem será necessário que o professor o inclua no seu planejamento como uma ferramenta didática. Assim como faz com o livro, o vídeo, músicas...
Será necessário que ele
- conheça os softwares.
- use-os.
- planeje aulas, incluindo-os.
- envolva os alunos nas atividades, proporcionando o acesso às informações desejadas.
- observe qual software proporciona melhores resultados à construção do conhecimento.
O papel do professor é imprescindivel na escolha do software mais adequado ao melhor desempenho da tarefa docente.Ele que realiza sondagem, planeja, executa e avalia constantamente o trabalho realizado.
O que ele pode avaliar no software:
- os objetivos;
- conteúdo didático;
- a capacidade interativa;
- apresentação dos conteúdos.
Quando a experiência anterior do professor não for suficiente, devido a complexidade da tarefa, então, deve a equipe pedagógica entrar em cena e auxiliá-lo, principalmente para definir critérios psico-pedagógicos.
Quanto às dificuldades técnicas, o professor poderá recorrer ao auxílio do professor que atua no Laboratório de Informática da Escola e, na falta deste,Núcleos de Tecnologia Educacional, junto às coordenadorias de educação, onde a equipe poderá auxiliar a escolher e avaliar o software em questão sob uma perspectiva pedagógica.
Será necessário que ele
- conheça os softwares.
- use-os.
- planeje aulas, incluindo-os.
- envolva os alunos nas atividades, proporcionando o acesso às informações desejadas.
- observe qual software proporciona melhores resultados à construção do conhecimento.
O papel do professor é imprescindivel na escolha do software mais adequado ao melhor desempenho da tarefa docente.Ele que realiza sondagem, planeja, executa e avalia constantamente o trabalho realizado.
O que ele pode avaliar no software:
- os objetivos;
- conteúdo didático;
- a capacidade interativa;
- apresentação dos conteúdos.
Quando a experiência anterior do professor não for suficiente, devido a complexidade da tarefa, então, deve a equipe pedagógica entrar em cena e auxiliá-lo, principalmente para definir critérios psico-pedagógicos.
Quanto às dificuldades técnicas, o professor poderá recorrer ao auxílio do professor que atua no Laboratório de Informática da Escola e, na falta deste,Núcleos de Tecnologia Educacional, junto às coordenadorias de educação, onde a equipe poderá auxiliar a escolher e avaliar o software em questão sob uma perspectiva pedagógica.
Obs -Este texto é o resultado de muitas leituras e refexões sobre o trabalho do professor com o computador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário